segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Curiosidades sobre a Argentina

A Argentina (oficialmente República Argentina) é um estado soberano, organizado numa república representativa e federalista, situado no extremo sudoeste da América. O seu território está dividido em 23 províncias e uma cidade autónoma, Buenos Aires, capital da nação e sede do governo federal. Seus 40 milhões de habitantes possuem índices de desenvolvimento humano, renda per capita, nível de crescimento econômico e qualidade de vida que se encontram entre os mais altos da América Latina. Segundo o Banco Mundial, seu PIB nominal é o 30º mais importante do mundo, mas se for considerado o poder de compra, o país fica na 23ª posição mundial. Actualmente, a Argentina é classificada como um mercado emergente, classificação também dada pelo Banco Mundial. A nação possui o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano e o terceiro produto interno bruto per capita da América Latina.

Com uma extensão territorial de 2.780.400 km², a Argentina é o segundo maior estado da América do Sul, o quarto de toda a América e o oitavo do mundo em extensão geográfica. Porém, pode-se considerar a Antártica Argentina, reclamada ao sul do paralelo 60º (que inclui as ilhas Órcadas do Sul e Shetland do Sul) e reivindica as ilhas Malvinas, Geórgia do Sul, Sandwich do Sul e Aurora, que faria a Argentina possuir 3.761.274 km². O seu território continental americano abrange grande parte do Cone Sul e se limita ao norte com Bolívia e Paraguai, ao nordeste com o Brasil, ao oeste e sul com o Chile e ao leste com o Uruguai e o Oceano Atlântico.

Na 28 de maio de 1810, foi deposto o último vice-rei espanhol que governava o Vice-Reino do Rio da Prata e foi organizada a primeira junta de governo. Em 9 de julho de 1816, foi proclamada em Tucumán a independência da Argentina como país livre e soberano.

Regiões geográficas

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário